Indicadores
Indicadores
Objetivo:
Testar a eficiência e o funcionamento de diferentes tipos de indicadores de pH em diferentes soluções, colhendo os resultados obtidos.
Aparelhos utilizados
- Papel Tornassol Azul - Papel Tornassol Vermelho
- Papel Indicador universal de pH - Almofariz com pistilo
Vidrarias utilizadas
- Tubo de Ensaio -Proveta de 50 ml
Substancias Utilizadas
- Fenoftaleína
- Solução de ácido clorídrico
- Solução de hidróxido de sódio
- Solução de sabão de côco
- Solução de detergente
- Solução de leite de magnésia
- Solução de suco de limão
- Solução de vinagre
- Folhas de repolho roxo
Roteiro
1 – De início, foram identificados sete tubos de ensaio com os nomes dos reagentes a serem testados: ácido clorídrico, hidróxido de sódio, sabão de côco, detergente, leite de magnésia, suco de limão e vinagre.
2 – Em seguida, foi adicionado 1 mL de cada amostra e cada tubo de ensaio correspondente
3 – O primeiro teste foi realizado com o papel tornassol azul, molhando- o levemente nas soluções em cada tubo de ensaio e anotando as informações de coloração obtida.
4 – O segundo teste foi realizado da mesma forma , só que desta vez com o papel tornassol vermelho, molhando-o levemente nas soluções de cada tubo de ensaio e anotando as informações de coloração obtida.
5 – Agora o teste foi realizado com o indicador fenoftaleina, adicionando a cada tubo de ensaio 3 gotas do reagente e anotando as informações de coloração obtida.
6 – No próximo teste, foi adicionado a um tubo de ensaio 1 mL de solução de hidróxido de sódio e três gotas de fenoftaleína. Acrescentamos gota a gota a solução de ácido clorídrico, até o desaparecimento da cor. Os resultados foram