Indicadores Sociais
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
Modalidade à Distância
INDICADORES SOCIECONÔMICOS EM GESTÃO PÚBLICA
Tarefa à Distância 2
Gisele de Moura
Bataguassu/MS
Agosto/2013
GISELE DE MOURA
INDICADORES SOCIECONÔMICOS EM GESTÃO PÚBLICA
Tarefa à Distância 2
Trabalho apresentado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul como exigência parcial para aprovação do Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública modalidade à Distância.
Professor Orientador: Estevan Campelo
Bataguassu – MS
Agosto/2013
Indicadores socioeconômicos são números ou índices que tentam retratar a situação de uma cidade, estado, país ou região. Eles possibilitam ajudar a traçar cenários para a economia que orientam decisões em empresas e governos, dando contornos às políticas públicas.
O indicador escolhido para estudo foi o IDESP - (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), que é um indicador criado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para avaliar a qualidade das 5.183 escolas da rede estadual. Ele avalia a qualidade da escola, considerando que uma boa escola é aquela que a maior parte dos alunos aprende as competências e habilidades requeridas para a sua série, num período de tempo ideal (o ano letivo). Por este motivo, o IDESP é composto por dois critérios: o desempenho dos alunos nos exames de proficiência do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) - o quanto aprendem e o fluxo escolar – em quanto tempo aprenderam.
Esses critérios se complementam na avaliação da qualidade da escola. Isto porque, não é desejável para o sistema educacional que para que os alunos aprendam, eles precisem repetir várias vezes a mesma série. Por outro lado, não é desejável que os alunos sejam promovidos de uma série para outra com deficiência de aprendizado.
O IDESP avalia a qualidade do ensino nas séries iniciais (1º a 5º