Relatorio final
COLÉGIO POLITÉCNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CURSO TÉCNICO EM AGROINDUSTRIA
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS
Santa Maria, RS, Brasil
2012
INSTALAÇÕES
Para conhecermos a Usina da Escola foi necessária a utilização de botas, jalecos e toucas, passar pela barreira sanitária que consiste em lavar as botas com solução e lavar as mãos. Uma das primeiras observações que pudemos fazer foi em relação ao fluxograma da indústria que deve ser constante não podendo existir cruzamentos entre matéria-prima e produto pronto ou entre as fases do processo.
Foi observado que o fluxograma apresentava problemas quando elaborado queijos, pois após a salga e embalagem o produto deveria passar pela área de produção novamente para ir para a câmara fria de onde será expedido. Verificamos também o quão deteriorado estavam às telas de proteção das janelas. Os utensílios eram limpos, de materiais adequados, sendo quase todos de aço inoxidável. A Usina utiliza protetores em todas as iluminações artificiais.
Na área externa da indústria notamos a pavimentação inadequada, fazendo com que no deslocamento dos veículos pudesse haver contaminações pela poeira que sobe. Apesar disso a parte externa tinha um pátio limpo e aparentemente bem cuidado, com armadilhas contra roedores ao redor da Usina.
QUEIJO MINAS FRESCAL
Material usado:
Leite
Cloreto de Cálcio
Starter
Coalho
Sal
Modo de Preparo
Colocamos 30L de leite homogeneizado no tanque e pasteurizamos na temperatura de 63º a 65ºC. Logo resfriamos na temperatura de 35º a 37ºC no tanque e posteriormente colocamos os ingredientes na ordem correta: Primeiro adicionamos 4 copinhos de starters, em seguida 40 mL de cloreto de cálcio e por último 24 mL de coalho previamente diluído em água, deixamos repousar por aproximadamente 40 minutos, até atingir o ponto (quando estiver com