INDICADORES ECONÔMICOS E SOCIAIS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP-MT
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS - FACISA
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Acadêmica
Jéssica Camilla da Cruz Pinho
Curso:
Ciências econômicas
Disciplina:
Desenvolvimento Econômico
Professor:
Elizangela Beckmann
Sinop, MT
2014
INDICADORES ECONÔMICOSE SOCIAIS
O conceito de desenvolvimento está relacionado ao nível de crescimento econômico aliado às características da distribuição de renda, das condições de saúde, de educação, de trabalho e de moradia da população, bem como às condições ambientais do país. Este conceito amplo de desenvolvimento está pautado em um elemento maior: o desenvolvimento humano. Conforme a Organização das Nações Unidas, através do PNUD:
“O conceito de desenvolvimento humano é, portanto, mais amplo do que o de desenvolvimento econômico, estritamente associado à idéia de crescimento. Isso não significa contrapô-los. Na verdade, a longo prazo, nenhum país pode manter – e muito menos aumentar – o bem-estar de sua população se não experimentar um processo de crescimento que implique aumento da produção e da produtividade do sistema econômico, amplie as opções oferecidas a seus habitantes e lhes assegure a oportunidade de empregos produtivos e adequadamente remunerados. Por conseguinte, o crescimento econômico é condição necessária para o desenvolvimento humano [e social] e a produtividade é componente essencial desse processo. “Contudo, o crescimento não é, em si, o objetivo último do processo de desenvolvimento; tampouco assegura, por si só, a melhoria do nível de vida da população” (PNUD, 1996, p.01).
Diferentemente do ponto de vista do crescimento econômico, que vê o bem-estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou pela renda que ela pode gerar, a abordagem de desenvolvimento humano procura olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades.
Com itens mais específicos. Sobre uma