Quimica da vida
Psicologia
Francisco Ronaldo de Lima Viana
Matrícula: 141010096
Estudo Independente:
Química da Vida: Componentes Orgânicos e Inorgânicos.
Fortaleza
Março de 2014
Química da Vida: Componentes Orgânicos e Inorgânicos.
Metabolismo- são reações químicas que acontecem no nosso organismo. Exemplo disso são enzimas que agem no bolo alimentar durante o processo de digestão, decompondo-o e extraindo vitaminas, lipídios, proteínas e etc.
Enzimas- são catalisadores biológicos. Catalisador é aquela substância que aumenta a velocidade das reações. Todo ser vivo possui enzimas na sua constituição, elas nos ajudam no processo de digestão e muitas outras funções.
Componentes Orgânicos:
1. Carboidratos
2. Lipídios
3. Proteínas
4. Vitaminas
5. Ácidos Nucleicos
Componentes Inorgânicos:
1. Água
2. Sais Minerais
Esses componentes são essenciais para o metabolismo humano.
Componentes Orgânicos.
1- Carboidratos: conhecidos como hidratos de carbono, açucares, sacarídeos ou glicídios. Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia. São também responsáveis por atividades corriqueiras como andar, correr e trabalhar. Seu consumo é vital para a nossa existência. Desempenha diversas funções em nosso organismo, entre elas a nutrição das células do sistema nervoso central. O corpo vai usar todos os artifícios para manter essas células alimentadas, pois o suprimento de glicose não pode parar. Com a diminuição de carboidratos da dieta, o organismo passa a usar as proteínas para produzir energia, causando possível perda da massa muscular. A ingestão correta de carboidrato previne o uso da proteína muscular.
2- Lipídios: Conhecidos como gorduras e óleos. Os lipídios possuem uma importância biológica a diversos níveis, funcionando como reserva energética e tendo funções estruturais, protetoras, vitamínicas e hormonais. Entra na formação das membranas celulares, podendo ser encontrado também