Indicadores do Futuro
PEDAGOGIA
EDIENE GOMES DOS SANTOS
INDICADORES DO FUTURO
Rolim de moura
2013
EDIENE GOMES DOS SANTOS
INDICADORES DO FUTURO
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Políticas e gestão dos espaços educativos, Currículo conhecimento e cultura escolar, Metodologia da pesquisa científica e Tecnologias em educação.
Profs. Samira Fayez Kfouri da Silva, Vilze Vidotte Costa, Cyntia Simioni França,Eliza Adriana Sheuer Nantes e Carlos Eduardo de Souza Gonçalves.
Tutora eletrônica: Mônica Bossa dos Santos Schmid
Tutor(a) de sala: Ana Paula Cidade
Rolim de Moura
2013
INTRODUÇÃO
Onde estamos, quanto avançamos, o que está dando certo ou que está errado? Quando se trata da educação de um país como o nosso, é difícil medir índices, pois se esbarra em tantos problemas e detectar cada uma dessas falhas dependeria de uma avaliação minuciosa. Mas de forma geral é possível através de um indicador que tem feito a diferença traças metas, promover melhorias e corrigir falhas para que o sistema educacional possa progredir. E é sobre um grande indicativo, o Ideb, que vamos discutir neste trabalho.
INDICADORES DO FUTURO
Não basta decorar, é preciso aprender, ter autonomia, saber pensar por si próprio e no futuro ser um cidadão completo. É isso que a educação faz com o indivíduo e se assim não for, então, há um grande problema que refletira com força na qualidade da sociedade e no desenvolvimento de uma nação.
Mas como saber se esses e outros tantos objetivos estão sendo alcançados? Existe a possibilidade de saber exatamente qual é a realidade da educação em cada canto do nosso país, com uma expansão territorial tão grande e com um povo que acumula tantas culturas e diferenças econômicas? Certo é que, tudo é muito vago e ainda falho diante das necessidades de melhorias na educação, porém, não se pode deixar de reconhecer que alguns indicadores ainda que não tão