O PROCESSO DA GESTÃO ESTRATEGICA
Estratégia é uma palavra de origem grega, e se refere à arte militar de organizar e planejar o uso das forças num combate.
Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, estratégia é “arte de coordenar a ação das forças militares, políticas, económicas e morais implicadas na condução de um conflito ou na preparação da defesa de uma nação ou comunidade de nações”.
Além da aplicação militar, a estratégia está presente no mundo empresarial, nas organizações públicas e sem fins lucrativos, fazendo parte de todo o sistema de actividades da organização.
Segundo Michael Porte, um grande especialista no tema, a estratégia é a escolha de um posicionamento de mercado diferenciado, é a escolha do que fazer, mas principalmente do que não fazer, proporcionando foco.
Poderíamos dizer que estratégia trata da articulação de todos os recursos de uma organização para o alcance de sua Visão de Futuro e do cumprimento de sua Missão.
2. O desafio de gerir e implementar a estratégia
Assim como qualquer outra organização, o grande desafio do Ministério Público do Mato Grosso do Sul está na efectiva implementação dessa estratégia.
Segundo uma pesquisa de um livro: “Balanced Scorecard step-by-step” – Niven, Paul R. (Adaptado de Kaplan & Norton), apenas 10% das empresas executam suas estratégias e 85% dos altos executivos gastam menos de uma hora por mês com a gestão estratégica.
O fato é que, não necessariamente, a estratégia previamente pensada é efectivamente implementada.
Fonte: 3GEN Gestão Estratégica
Para estabelecer uma sistemática de Gestão Estratégica adequada ao Ministério Público do Mato Grosso do Sul, a solução encontrada foi a utilização da ferramenta de gestão chamada Balanced Scorecard - BSC.
Para entender o projeto do BSC no MPMS é importante entender a metodologia que permitiu a sua estruturação.
3. O Balanced Scorecard BSC
Utilizamos uma metodologia chamada Balanced Scorecard (BSC), um modelo de