Indicadores da personalidade
Quando falamos sobre personalidade, não estamos dizendo que uma pessoa tem charme, uma atitude positiva diante da vida, um rosto sorridente, ou que seja finalista na categoria “Miss Simpatia” em um concurso qualquer. Quando um psicólogo fala sobre personalidade, refere-se a um conceito dinâmico que descreve o crescimento e o desenvolvimento de todo o sistema psicológico de um indivíduo. Mais do que analisar aspectos de uma pessoa, a personalidade se refere a um total agregado que é maior do que a soma das partes.
A definição de personalidade mais utilizada foi criada por Gordon Allport há mais de 70 anos. Ele disse que a personalidade é “a organização dinâmica interna daqueles sistemas psicológicos do indivíduo que determinam o seu ajuste individual ao ambiente”. Portanto a Personalidade é como a soma total das maneiras como uma pessoa reage e interage com as demais.
TRAÇOS DE PERSONALIDADE
É uma das principais abordagens para o estudo da personalidade humana. Teóricos dos traços de personalidade estão principalmente interessados na mensuração de traços, que podem ser definidos como padrões habituais de comportamento, pensamento e emoção. Segundo esta perspectiva, as características são relativamente estáveis ao longo do tempo, diferem entre indivíduos (por exemplo, algumas pessoas são extrovertidas ao passo que, outras são tímidas), e influenciam o comportamento.
Contudo, duas exceções são o Indicador de Tipos Myers-Briggs e o Modelo Big Five. Que nas últimas duas décadas, estas duas abordagens tornaram-se dominantes na identificação e classificação dos traços de personalidade.
INDICADORES DA PERSONALIDADE
De acordo com o “MBTI Myers-Briggs Type Indicator” indicadores da personalidade é uma ferramenta focada no entendimento das diferenças entre os indivíduos. Esse entendimento oportuniza trabalhar o autoconhecimento e a complementaridade dos grupos.
O MBTI é utilizado em:
COACHING PERSONALIZADO: