Gestão escolar
Título: Princípios e Métodos de Supervisão Escolar
Objetivo: Na prática o Orientador e o Supervisor devem focar seus trabalhos no desenvolvimento e vivencias e nas situações sociais e educacionais da escola.
Justificativa: O supervisor escolar é também responsável pela leitura de sociedade e de mundo procurando ir além dos aspectos individuais que permeiam a sala de aula e todos os seus elementos conflituosos e o orientador educacional pela postura metodológica do professor.
Introdução: O supervisor hoje deve trabalhar de forma coletiva, com todos da unidade escol, para que se possa fazer uma análise consciente sobre o cotidiano escolar e do cotidiano da sociedade, atendendo as necessidades e aspirações da comunidade escolar, para uma melhor qualidade de ensino.
Desenvolvimento: Devido a demanda de tranformaçoes sociais e educacionais e interação do Orientador e do Supervisor e de tal importância. É de suma necessidade que os profissionais contribua para a formação de cidadãos de fato ,sendo esse o objetivo maior ,dessa forma a instituição de ensino , para ter qualidade, é necessário investir, objetivando que haja profissionais capacitados a atuar com alunos, pais, docentes e comunidade escolar, bem como ter base de apoio para o professor que, ao se ocupar com as questões pedagógicas específicas de seu fazer cotidiano de sala de aula, se sinta apoiado e incentivado em suas demandas e seus projetos.
Considerações Finais: É necessário que aja constantemente um ambiente ser transformador, trabalhando em parceria.
Referências: GARCIA, Regina L. (org.). Orientação Educacional: o trabalho na escola, 3a ed. São Paulo: Loyola, 1999. GRINSPUN, Mírian P.S.Z. (org.). A Prática dos Orientadores Educacionais. São Paulo: Cortez,