indicador tubo de ensaio
O objetivo da atividade consiste em realizar um experimento que explique o que são substâncias ácidas e básicas. Para tanto, será construída uma escala de pH utilizando como indicador ácido-base o extrato de repolho-roxo para medir o pH de substâncias usadas no dia-a-dia.
Estrutura da Atividade
A atividade pode ser realizada em três partes:
Inicia-se questionando os alunos o que sabem sobre ácidos e bases e como diferenciar cada substância; Em seguida realiza-se o experimento; Por último pode ser pedido aos alunos para realizarem uma pesqusia em livros para tirar as dúvidas que o experimento ainda não solucionou, e que deverá ser entregue na próxima aula.
Organização da Classe
Recomenda-se que a classe esteja organizada em grupos para a realização de alguma tarefa que o experimento possa acompanhar. No momento de realização do experimento, os alunos devem ficar organizados em círculo para facilitar a visualização.
Introdução
Soluções ácidas e básicas estão presentes no quotidiano de todos nós. Exemplo muito próximo de ácido é o ácido clorídrico (HCl) presente em nosso estômago que participa da digestão dos alimentos, as frutas azedas como o limão, vinagre, etc. Já as bases podem ser exemplificadas por frutas verdes que possuem o sabor adstringente, como a banana e o caqui verde. Através desses exemplos bastantes presentes no dia-a-dia dos alunos é possível explicar cientificamente o que são as substâncias ácidas e básicas assim como o pH.
O pH é a concentração de íosn H+ em uma determinada solução. Esse índice pode variar de 0 a 14, onde as soluções ácidas tem pH próximo de 0 e as soluções básicas pH próximo de 14. Já as soluções neutras tem pH 7.
Os indicadores ácido-base são substâncias químicas que quando adicionado à uma solução indica se ela é ácida ou básica de acordo com seu pH. Geralmente os indicadores são ácidos ou bases fracas que ao se unirem aos íons H+ ou OH- mudam de cor devido uma alteração em sua