Indicador de ph
SUMÁRIO
Introdução ..............................................................01
Objetivo ..................................................................01
Material e Método...................................................02
Resultados e Discussões.........................................03
Conclusão ...............................................................04
Referência Bibliográfica .......................................04
INTRODUÇÃO
O pH é definido como logaritmo negativo da [H+]. Pode variar entre as escalas de 0 à 14, caracterizando: 0 à 7-ácido, 7 neutro e de 7 à 14- básico.
A medida do pH é um dos procedimentos mais importantes e freqüentemente usado na bioquímica. O pH afeta a estrutura e a atividade das macromoléculas biológicas; por exemplo, a atividade catalítica das enzimas que é fortemente dependente do pH.
A medida do pH do sangue e da urina são comumente usados nos diagnósticos médicos. Quase todo processo biológico é dependente de pH, uma pequena alteração produz grande alteração na velocidade do processo.
O extrato do repolho roxo apresenta a antocianina, que corresponde a um pigmento natural, derivado dos flavonóides. Para verificar o pH da solução pode ser utilizado o papel Tornassol e a graduação de cores que ele apresenta. Este indicador apresenta uma ampla faixa de viragem, servindo para indicar se uma solução é nitidamente ácida (quando ele fica vermelho) ou nitidamente básica (quando ele fica azul).
OBJETIVO
Aprender a averiguar o pH das substâncias, além de caracterizá-las;
Analisar o pH de diversas substâncias e correlacionar o caráter ácido ou básico dessas no dia a dia.
MATERIAL E MÉTODO
* Papel Tornassol; * Pipeta; * Solução de NaOH, leite, HCl, chá mate, ketchup, limão, laranja, café, mostarda e suco de laranja do bandejão; * H2O destilada; * Pipeta graduada; * Tubos de ensaio; * Estante para tubos; * Micropipeta; * Indicador de pH