Independência dos EUA
O país que hoje conhecemos como os EUA(Estados Unidos da América) tem sua história de independência como um grande marco histórico.
Esse feito ocorreu devido a negação das 13 colônias ao fato da Inglaterra (sua colonizadora) ter apertado seus laços de dominação . A Inglaterra abalada após a ”Guerra dos Sete Anos”(1756-1763) necessitava de estabilizar seu sistema econômico e viu em suas colônias uma fonte para isso. Como tentativas de dominação, criou várias leis na qual em algumas obrigavam suas colônias americanas a pagar impostos e até a restringir seu comercio de açúcar somente as Antilhas britânicas a denominada “Lei do Açúcar”(1764). Nada felizes com tentativa de dominação, as colônias em 1774 se reuniram e fizeram um documento de protesto no chamado “Congresso de Filadélfia ” o qual foi enviado ao governo inglês, que em nada resultou.
Agora, a luta pela independência se torna inevitável tendo seu início em 19 de abril de 1775 com a Batalha de Lexington. Em 1775 em um segundo Congresso da Filadélfia os cidadãos declararam George Washington como comandante de suas tropas. No dia 4 de julho de 1776 , surge a declaração oficial de independência dos EUA. A partir desse ponto, a guerra se prolongou por sete anos de terríveis confrontos, até quem em 19 de abril de 1781, o último exército inglês foi derrotado em Yorktown, e finalizavam-se as guerras, mas somente em 1783 a independência foi reconhecida. A independência americana serviu de forte influência para as demais colônias, tendo efeito até sobre as colônias portuguesas do Brasil.
Hoje os EUA tem um forte governo no qual se baseia na declaração feita em 1776. De certa forma uma ironia, pois a declaração de independência afirmava que os homens eram iguais e tinham direito a liberdade, mas naquela se não fosse pela Guerra da Secessão(1861-1865) ainda teriam escravos e hoje suas atitudes também são de certa forma preconceituosas.