Independência dos Estados Unidos
Antes da Independência, os EUA era formado por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. Dentro do contexto histórico do século XVIII, os ingleses usavam estas colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa. Era também muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e taxas cobrados dos colonos norte-americanos.
Definição:
Movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente EUA); que teve início em 1776;
Antecedentes/causas:
EUA até o século XVIII tinha relativa autonomia em relação a Inglaterra
Colônias do Norte: povoamento – manufaturas – trabalho livre
Colônias do Sul: exploração – latifúndio agroexportador – escravismo
Guerra dos 7 anos (1756 – 1763):
Colonos americanos do norte X colonos franceses (Canadá);
Esta guerra ocorreu entre a Inglaterra e a França entre os anos de 1756 e 1763. Foi uma guerra pela posse de territórios na América do Norte e a Inglaterra saiu vencedora. Mesmo assim, a metrópole resolveu cobrar os prejuízos das batalhas dos colonos que habitavam, principalmente, as colônias do norte. Com o aumento das taxas e impostos metropolitanos, os colonos fizeram protestos e manifestações contra a Inglaterra.
Objetivo:: controle do comércio de peles e pesca;
Vitória da ING (anexação do CAN e Antilhas);
Aumento de impostos.
Massacre de Boston
O Massacre de Boston ocorreu quando a Guarda Metropolitana tentou acabar com uma manifestação na colônia dos Estados Unidos, o que resultou na morte de 5 pessoas no dia 5 de Março de 1770.
Metrópole aumenta taxas e impostos
A Inglaterra resolveu aumentar vários impostos e taxas, além de criar novas leis que tiravam a liberdade dos norte-americanos. Dentre estas leis podemos citar:
Lei do Açúcar taxando o açúcar que não fosse comprado das Antilhas Inglesa
Lei do Selo obrigava a utilização de selo em