praticas em biofisica
Introdução
Para entender o que é Osmose, a priori deve-se entender o que é Difusão, esta é o movimento de partículas de uma região para outra, isso se dá graças à energia cinética presente nas partículas, tendendo sempre ao movimento. A Osmose nada mais é do que a difusão da água através de uma membrana semipermeável (M.S.P), esse fenômeno se caracteriza pela passagem do solvente de uma solução aquosa, para outra com maior concentração, não sendo influenciada pela natureza da solução e sim pela quantidade de soluto presente na mesma. Fonte da imagem: educador.brasilescola.com A Osmose também ocorre em vários sistemas na natureza, no corpo humano, por exemplo, ela é um processo extremamente importante. A membrana plasmática celular, composta por uma bicamada de fosfolipídios funciona como uma M.S.P, pois possui ação seletiva quanto ao tipo de substâncias que pode atravessá-la, controlando a saída e a entrada de moléculas e íons.
Objetivos
Os objetivos do experimento são bastante simples. O experimento foi dividido em duas fases. A primeira consiste em entender como é o mecanismo de Osmose em um sistema formado por um recipiente com água destilada e um saco de diálise contendo 5 ml de NaCl 3M e NaOH 0,1M. A segunda é entender como ocorre a Osmose em membranas celulares, verificando o efeito do meio nelas, no caso, hemácias de coelho.
Materiais
Primeira Fase
Solução de NaCl 3,0M
Água destilada
Sacos de membrana de celulose
Béquer de 500 mL
Placas de Petri ou papel alumínio para pesagem
Folhas de repolho roxo (Brassica oleracea);
Álcool 70%
Filtros de papel
Solução ácida de HCl (0,1 M)
Solução básica de NaOH (0,1 M)
Segunda Fase 3 tubos de ensaio (5 mL) 3 lamínulas e 3 lâminas para microscopia Soluções de NaCl 3,0 M e 0,15 M Água destilada Pipetas de 200 μL (Ponteiras P200) Coelho Seringa Béquer Heparina