independencia dos estados unidos
2°
Em mais da metade do país , 134,9 mil motoristas foram autuados por uso de álcool em 2013. Na comparação com 2012,segundo levantamento feito pelo GLOBO em órgãos estaduais de trânsito e de Segurança, houve aumento na quantidade de pessoas autuadas por dirigir após beber em 11 estados e no DF — há estados que viram crescimento de mais de 100%, como a Bahia, com 124,6%.
3°
Pouso Alegre, no Sul de Minas, e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foram as duas cidades que pegaram mais motoristas embriagados, 14 e 12 pessoas, respectivamente. Mas Lavras, no Sul de Minas, teve também destaque negativo: do total de 33 condutores abordados, quatro não cumpriam a Lei Seca, o equivalente a 12,1% dos motoristas. O percentual é quase três vezes maior que a média registrada em toda a operação no interior.
4°
“A escolha das 12 regiões levou em conta a frota veicular e o quantitativo de acidentes”, afirmou, por meio de nota, o subsecretário de Integração do Sistema de Defesa Social, Daniel Malard. A análise da operação mostra discrepância entre as abordagens nos municípios. Enquanto em Divinópolis, no Centro-Oeste, com 171 mil habitantes, apenas 29 motoristas passaram pela blitz, em Montes Claros, Norte de Minas, com população de 271 mil habitantes, houve o maior número de abordagens entre as cidades do interior: 403. Apesar disso, Montes Claros registrou baixo índice de flagrantes, com apenas cinco (1,2%) motoristas bêbados. As blitzes foram realizadas em locais movimentados, pontos de alto índice de acidentes e com concentração de bares.