Independencia da america latina
Antiga e Barbuda, oficialmente Reino das Ilhas de Antígua e é um país independente das Américas constituído por 37 ilhas situadas entre o Mar do Caribe e o Oceano Atlântico. É constituída por duas grandes ilhas, Antigua e Barbuda ), e outras seis ilhotas: Great Bird, Green, Guinea, Long, Maiden, e York; além de outras 29 ilhotas desabitadas. Separada por poucas milhas marítimas, o arquipélago constitui as Ilhas Leeward das Pequenas Antilhas, na América central; cerca de 17° norte da Linha do Equador.
Os primeiros habitantes das ilhas surgiram a cerca de 4.400 anos, mas há apenas 619 anos; em 1493, elas foram descobertas por Cristóvão Colombo que as batizou, e colonizou em nome do reino da Espanha. Até 1667 quando foram vendidas à Inglaterra, as quais perteceram até a independência do país em 1981. Desde então Antígua e Barbuda se tornaram um dos 196 países reconhecidos pela ONU, além de uma das últimas 44 monarquias da atualidade, um dos 25 microestados, países com uma área menor que 1.000 quilometros quadrados, e um dos 16 reinos da Commonwealth, a liga de ex-colônias inglesas que reconhecem a Rainha Elisabeth II como sua chefe de estado.
Antígua e Barbuda são também um dos 46 países que tem o inglês como seu idioma oficial e um dos seis a adotar o Dólar do Caribe Oriental como sua moeda. Sua população em 2012 é de 88 mil habitantes, ocupando a posição 175 na lista de países por população; desses, cerca de 30% vivem em Saint John's que com 26 mil habitantes, é a capital e maior cidade do país.
Argentina
As notícias da Independência dos Estados Unidos e da Revolução Francesa insertaram idéias liberais na América Latina. A Argentina começou seu processo de independência da Espanha em 25 de maio de 1810, em um episódio denominado Revolução de Maio, empenhando-se em guerras contra os espanhóis e seus partidários (realistas); a revolução não teve uma calorosa acolhida em todo o vice-reino: outras regiões do Rio da Prata estavam tão interessadas