Ind Stria De Confec O
ANNA CAROLINA DE SOUZA
FRANCINALDO OLIVERIA MAIA
JOSANA ANDRADE BARCELAR
LUANA MARQUES
NORBERTO FERREIRA MARTINS JR
THIAGO RODRIGUES
Introdução
Constantes mudanças acontecem no mundo moderno sejam econômicas, políticas ou sociais. Tais mudanças regem a existência da empresa no ambiente competitivo, fazendo com que as empresas adotem estratégias para atender da melhor maneira o mercado.
A globalização resultou em uma maior competitividade entre as organizações. As empresas locais/regionais de médio e pequeno porte passaram a não competir somente entre si, e sim com empresas nacionais e multinacionais de grande porte.
As ferramentas de engenharia do trabalho é um dos principais mecanismos de sobrevivência das pequenas empresas frente ao maior poder de investimento e baixo custo das organizações de grande porte. Sendo assim, a eficiência dos processos para o alcance da efetividade organizacional pode ser alcançada através de uma gestão dos recursos e processos eficaz.
O objetivo deste trabalho é alertar sobre a importância dos conhecimentos de engenharia do trabalho dentro da empresa, fazendo com que todos os recursos dentro do processo produtivo, sejam eles máquinas ou não, possam coexistir da melhor maneira possível.
Este trabalho tem foco nos processos identificados como ineficientes (inspeção e reparo), que geram desperdícios de recursos e incorrem resultados abaixo do esperado, o que indica perda em vantagens competitivas no ambiente organizacional.
O objetivo implícito desse trabalho, produtividade, ganha cada vez mais espaço e atenção no ambiente organizacional em razão da necessidade de assegurarem competitividade. É definida por Macedo (2012) como a capacidade da empresa gerar “produto” no seu processo produtivo.
Justificativa
Alguns ambientes exigem um melhor desempenho da organização, tornando-as limitadas a darem margem a erro. Em ambientes assim, deve-se buscar minimizar qualquer tipo de desperdício de recurso.
A