Incontinencia urinária
Conceito
A Incontinência Urinaria de Esforço (IUE) é definida, segundo a Sociedade Internacional de continência, como a perda involuntária da urina pelo óstio uretral externo, secundária ao aumento da pressão abdominal ocasionada por algum tipo de esforço e ausência de contração do detrusor.
Incidência
A prevalência da incontinência urinária de esforço aumenta com a idade, alguns fatores podem contribuir para o agravamento do caso, dentre eles a obesidade, alteração hormonal e cirurgias anteriores. A incontinência urinária provoca alterações na qualidade de vida dos pacientes, como aumento da ocorrência de depressão e disfunção sexual.
Cerca de 45% da população feminina apresenta algum tipo de incontinência urinária e e 50% destas apresentem a incontinência urinária de esforço.
Causas
A IUE pode ocorre quando os músculos pélvicos que suportam a bexiga e a uretra se tornam fracos ou devido a disfunções no esfíncter uretral, importante estrutura para contenção da urina e sua eliminação voluntária. Traumas na área da uretra , lesões neurológicas, e alguns medicamentos podem tornar a uretra fraca, assim como inflamação e infecção urinária.
Tipos de IUE
TIPO I: perda urinária discreta; ocasional, que se manifesta, sobretudo, quando a paciente está de pé e faz muito esforço;
TIPO II: perda urinária moderada, onde a fraqueza dos músculos do assoalho pélvico; ela se produz sistematicamente quando se faz um esforço de pé;
TIPO III: perda urinária severa por lesão na uretra, onde a mesma permanece sempre aberta e a perda urinária ocorre em situações de esforço leve como caminhar ou simplesmente mudar de posição.
Fisiopatologia
O aumento da pressão intra-abdominal e conseqüente aumento da pressão intra vesical pode ser ocasionado por manobras como tossir, espirrar, levantar peso, subir escada, caminhar, entre outros. Nessas situações de estresse, o aumento da pressão intra-abdominal deve ser simultâneo e proporcional ao