Carlota joaquina
CIÊNCIAS
ISETE TONELLO
7ª SÉRIE_ENSINO FUNDAMENTAL
NICOTINA
FAGUNDES VARELA, 02 DE AGOSTO DE 2012
SHIRLEI PERONDI RIGO E
PAOLA RONCATO DE CARLI
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo retratar características, efeitos e conseqüência da nicotina.
Muitos fumantes acreditam que o cigarro ajuda a relaxar, mas, o que de fato acontece, é que a nicotina torna o movimento dos músculos mais lentos.
Dentre seus inúmeros malefícios, esta substância diminui a atividade do sistema nervoso autônomo (que controla funções como a respiração, circulação do sangue, controle de temperatura, digestão e o equilíbrio das funções de todo o corpo).
NICOTINA
Nicotina é o nome de uma substância alcalóide básica, líquida e de cor amarela, que constitui o princípio ativo do tabaco.
Efeitos: Em pequenas quantidades, estimula estes, o que causa uma libertação de adrenalina e emoção. Em grandes quantidades, bloqueia-os, sendo esta a causa da sua toxicidade e eficácia como inseticida. O seu efeito, quando consumida como tabaco, manifesta-se de duas maneiras distintas: tem um efeito estimulante e, após algumas tragadas profundas, tem efeito tranqüilizante, bloqueando o stress. Seu uso causa dependência psíquica e física, provocando sensações desconfortáveis na abstinência. Conseqüências: em doses excessivas, é extremamente tóxica: provoca náuseas, dor de cabeça, vômitos, convulsão, paralisia e até a morte. Dados estatísticos indicam que há uma clara correlação entre o número de cigarros fumados diariamente e o risco de morte por câncer no pulmão e doenças cardiovasculares.
"...mais pessoas morrem todos os dias por doenças relacionadas ao fumo do que por AIDS, álcool, acidentes de carro, incêndios, drogas, assassinatos e suicídios juntos." As pessoas assumem, conscientemente, o risco real de contrair inúmeros males, tanto pelo efeito de dependência criado pelo tabaco como por vontade própria. Substancias