Incompatibilidades
São definidos como substâncias que adicionadas aos produtos para proteção solar, tem a finalidade de filtrar certos raios ultravioletas, visando proteger a pele dos efeitos danosos causados por esses raios.
Os filtros solares caracterizam-se por possuírem estrutura química capaz de dispersar a luz incidente, ou absorver seletivamente certos fótons de comprimento de onda determinado.
Propriedades
- Ser estável frente a radiações solares e mudanças bruscas de temperatura, de modo a manter a eficácia e não originar compostos de degradação tóxicos e irritantes.
- Ampla absorção na região ultravioleta
- Não manchar pele e vestimentas
- Não alterar sua cor
- Não se decompor pela ação da água ou suor
- Não ser sensibilizante e irritante
- Não ser volátil
Radiação Ultravioleta: entende-se por radiação ultravioleta a região do espectro eletromagnético emitido pelo sol, compreendida entre os comprimentos de ondas de 200 a 400 nanômetros. (1 nanômetro = 1nm =10-9 m). Esta região está conceitualmente dividida em 3 faixas:
Ultravioleta C (UV-C): de 200 a 290 nm
Ultravioleta B (UV-B): de 290 a 320 nm
Ultravioleta A (UV-A): de 320 a 400 nm, sendo:
Radiação UVA I: 340 a 400 nanômetros
Radiação UVA II: 320 a 340 nanômetros
Dose Mínima Eritematosa (DME): dose mínima de radiação ultravioleta requerida para produzir a primeira reação eritematosa perceptível com bordas claramente definidas, observadas entre 16 e 24 horas após a exposição à radiação ultravioleta, de acordo com a metodologia adotada.
Dose Mínima Pigmentária (DMP): dose mínima de radiação UVA requerida para produzir um escurecimento pigmentário persistente da pele com bordas claramente definidas, observado entre 2 e 4 horas após a exposição à radiação UVA.
Fator de Proteção Solar (FPS): valor obtido pela razão entre a dose mínima eritematosa em uma pele protegida por um protetor solar (DMEp) e a dose mínima eritematosa na mesma pele quando desprotegida (DMEnp).
Fator de