Relatório de Resistência Elétrica
Faculdade ÁREA1, Curso de Engenharia, 4º Semestre, Turma 04 5ELEI-MT1
Drielle Araújo; Fabiane Souza; Rafael Batista; Tairine Lima; Rafael Ferreira Batista ;
Entregue ao professor Hélio Miranda do Val Júnior disciplina Eletricidade e Magnetismo
Este experimento tem por objetivo analisar o comportamento de um resistor dentro de um circuito. Além disso, propor uma relação com a Lei de Ohm que indica que a diferença de potencial (V) entre dois pontos de um condutor é proporcional à corrente elétrica (I). Quando essa lei é comprovada num determinado resistor, ele se caracteriza como um resistor ôhmico ou linear, fora disso, é um resistor não ôhmico. Sendo assim, ao final deste artigo o leitor compreenderá o que um resistor ôhmico e não ôhmico, a diferença entre eles, relacionando-os com a lei de ohm e como isso foi verificado na prática.
Palavras-chave: Resistor, Circuito, Lei de Ohm.
I. Introdução
De acordo com Alvarenga – 1997, resistência elétrica é a dificuldade que os elétrons têm em percorrer um material condutor. De acordo com o que foi estudado em sala de aula, o seu cálculo é estabelecido pela Lei de Ohm, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohm.
Quando uma corrente elétrica (I) é estabelecida em um condutor, um número de elétrons livres passa a se deslocar nesse condutor. Nesse movimento, os elétrons sofrem colisões entre si e também com os átomos que constituem o condutor. Portanto, os elétrons encontram certa dificuldade para se deslocar, ou seja, existe uma resistência elétrica (R) que dificulta a passagem da corrente elétrica. Quanto maior for a resistência do resistor maior será o numero de choques entre os elétrons e os átomos do material, essa grande quantidade de choques tendem a aumentar a temperatura do material, dificultando ainda mais a passagens dos elétrons.
Para medir essa resistência, os cientistas definiram uma grandeza que denominaram resistência elétrica. A fórmula da resistência é