inclusão
2014
INTRODUÇÃO
A sala de aula é um ambiente em que o aluno se identifica. Deve ser um lugar amplo, aconchegante, com personagens que façam parte do conhecimento das crianças, com materiais acessíveis.
A organização dos espaços na sala de aula requer cuidados. Não é adequado que a sala seja um depósito de brinquedos pedagógicos, pois as crianças necessitam de organização do ambiente, que é modificado de acordo com as tarefas diárias realizadas pela educadora.
A diversidade devem permitir o desenvolvimento de diferentes atividades. Na Educação Infantil, a polivalência deve ser considerada como um oferecimento de várias possibilidades ao ensino.
É interessante observar que o aprendizado de crianças pequenas deve contar com criatividade constante, motivação, interesse por parte de toda a equipe escolar, desde as merendeiras, aos docentes, direção, guardas. Todos são responsáveis pelo processo de desenvolvimento educacional.
DESENVOLVIMENTO
O ambiente escolar é de suma importância, e contribui ativamente para o aprendizado infantil. É essencial que o educador esteja apto a lidar com as crianças de Educação Infantil, pois o começo à adaptação escolar obtém sua base estruturada a partir daí.
Especialmente para alunos de Educação Básica, a escola deve oferecer uma sala de aula ampla, mobília adequada, brinquedos pedagógicos, e principalmente, professores aptos a desenvolverem um trabalho educativo de qualidade, pois os alunos requerem muita atenção. De acordo com Vigotsky (1994):
Se o brinquedo é entendido como simbólico existe o perigo de que ele possa vir ser considerado como uma atividade semelhante a álgebra, isto é, o brinquedo como álgebra, poderia ser considerado como um sistema de signos que generalizam a realidade, sem nenhuma característica que considere específica. Pode acreditar que o brinquedo não é uma ação