Inclusão e ética docente
Relatório de Atividades
Profa. Susie de Araujo Campos Alcoba
21.05.2010
1. Discussão de diferentes significados da palavra inclusão e seu conceito no campo social. Ética profissional em educação e sua construção histórico-cultural e a importância assumida pela inclusão educacional como um direito fundamental.
2. Processos de exclusão escolar. A produção da deficiência na/pela escola. O processo de democratização da escola e a multiplicação das diferenças. A produção de identidades cambiantes no mundo contemporâneo e a homogeneização escolar.
3. Os direitos humanos contemporâneos e movimentos sociais por inclusão. A legislação brasileira relativa à inclusão. Teorias educacionais críticas e pós-críticas desvendando os mecanismos de exclusão. Do movimento de integração à inclusão.
28.05.2010
1. O nascimento da escola moderna segundo o modelo disciplinar do convento e sua função de controle e normalização. Exame da organização escolar tradicional e seu projeto de produção de um padrão de identidades frente à multiplicidade cambiante de identidades possíveis no mundo atual. Os objetivos educacionais, avaliação e currículo tradicionais que caracterizam um sistema fechado, com baixo nível de interações possíveis. Tentativas de normalização e regulação (recuperação, reforço, salas de apoio; progressão continuada,ciclos) na tentativa de evitar a exclusão. Exame de charges de crítica à escola (Edson Beleza e Luis Augusto Gouveia).
2. Um novo paradigma para a inclusão - sistema interativo, em desequilíbrio constante e que valoriza as contingências, a cooperação e o confronto das diferenças. Autoria da escola e do professor. Gestão do ambiente de aprendizagem e construção do conhecimento compartilhados.
3. Exemplos de experiências inclusivas. Exame do livro “O Ponto” de Peter H. Reynolds.