historia
1-Rosita Edler Carvalho:Educação Inclusiva com Pingos nos Is Fala de inclusão escolar dos alunos com deficiência. Educação para todos indiscriminadamente. Sobre a Equidade, ou seja a igualdade a todos os alunos sem acepção. Para a autora a inclusão envolve uma reestruturação das culturas políticas e praticas no ambiente escolar, como sistemas abertos, precisam rever suas ações até então elitistas e excludentes. Para a autora não é somente o aluno com deficiência mental Biológica ou motora que pode ser um deficiente, um aluno que tenha dificuldades no aprender , também pode ser considerado um deficiente( aquele que necessita da eficiência do aprender).Para a autora existem 4 fatores de inclusão: Condições sociais e econômicas do país, condições materiais(falta de materiais aos professores, sua formação inicial e continuada, e o clima saudável em sala de aula, ou seja, um ambiente agradável e prazeroso que ocorra o aprendizado.
2-Mario Sergio Cortella: A escola e o conhecimento, Fundamentos Epistemologicos
Fala sobre a humildade do ensinar. Pois o professor não é detentor de verdades absolutas, e que o professor aprende ensinando. Esta troca de conhecimento deve ser prazerosa e criativa. Deve-se criar um ambiente prazeroso de aprendizado. De forma dinâmica e criativa.Sua obra é direcionada a todos que trabalham nas escolas.Para Cortella os saberes não podem ser reduzidos a modalidade cientifica, pois outros conhecimentos tais como o estético o religioso e o afetivo também são.
3-Paulo Freire:Pedagogia da autonomia
Fala sobre a criticidade no aprender. O docente deve dar espaço para indagações dos alunos. Fala sobre o planejamento de suas aulas. Sobre uma necessidade no desenvolvimento da curiosidade critica dos alunos. O ensinar exige estética e ética, aceitação do novo e rejeição à discriminação. Deve ser humilde, tolerante em defesa dos direitos do educando. Deve trabalhar com alegria, esperança de que as mudanças são possíveis