PROJETO DE AÇÃO/ATIVIDADE DE SAÚDE: O TRATAMENTO ADEQUADO DO LIXO E A SAÚDE
O TRATAMENTO ADEQUADO DO LIXO E A SAÚDE
O lixo pode causar sérios problemas ao meio ambiente e a saúde das pessoas. A alguns séculos atrás o lixo que as sociedades produziam conseguia ser reintegrado aos ciclos naturais da natureza e da vida, porém a chegada da industrialização e a concentração das populações nas grandes cidades transformou o lixo em um grave problema para a sociedade moderna. A comunidade de Águas
Claras, localizada nas zonas periféricas do município de Natal/RN, apresenta um quadro clínico preocupante de várias doenças em caráter permanente. Esse fator fomentou a realização de uma pesquisa por parte dos profissionais de saúde da comunidade que fizeram um levantamento da realidade da comunidade e dos determinantes do processo de saúde e chegaram a conclusão que o problema da comunidade tinha como principal elemento o tratamento inadequado do lixo.
Sabendo dessa realidade propomos aqui uma ação de prevenção e promoção saúde que poderá ser realizada no segundo semestre de 2014 em de Águas Claras.
O objetivo desse projeto é conscientizar a comunidade de Águas Claras sobre os problemas que podem ser causados com o tratamento inadequado do lixo, informar sobre os danos que o lixo provoca a saúde e propor melhorias no processo de acondicionamento, coleta, tratamento e destinação final do lixo, a fim de evitar doenças e promover a saúde na comunidade em vista do aumento da qualidade de vida da mesma.
O referido projeto se justifica no fato de que a pesquisa realizada pelos profissionais de saúde de Águas Claras apontou que 75% da comunidade não possui saneamento básico e que o serviço de coleta de lixo prestado pela prefeitura do município é deficiente, ocorrendo a coleta do lixo apenas duas ou três vezes ao mês na comunidade. A pesquisa também constatou que a maioria das crianças de
Águas Claras apresentam frequentemente problemas de pele e doenças causados por verminoses devido a usarem um