Meio ambiente
O presente trabalho apresenta a problemática do Descarte indevido do lixo, produzido pelos moradores do Residencial Araci.
A proposta desse projeto de intervenção do Estágio Supervisionado II tem como objetivo trabalhar junto aos moradores beneficiados pelo Programa Minha Casa Minha Vida, que estão descartando o lixo de forma indevida. A questão focal do trabalho será: Informação, com o intuito de sensibilizar os moradores do Residencial Araci a respeito do descarte adequado do lixo. Tal intervenção e fundamental para que estes moradores entendam a importância da pratica do descarte adequado do lixo para se ter uma melhor qualidade de vida e preservar o meio ambiente.
Ao longo dos anos, o lixo passou a ser uma questão de interesse global. E os problemas são os mesmos de um lado a outro do globo: o destino do lixo e seu descarte indevido têm trazido graves problemas a todas as nações. Produzidos em todos os estágios das atividades humanas, os resíduos, em termos tanto de composição quanto de volume, variam em função das práticas de consumo e dos métodos de produção utilizados. As principais preocupações estão voltadas para as repercussões que podem ter sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente (solo, água, ar e paisagens.).
Segundo dados recentes do Ministério do Meio Ambiente, fornecido pelo site oficial do Rio+20, o Brasil conseguiu avanços no sentido do tratamento correto do lixo. Em 2000, os resíduos destinados aos aterros estavam em 35% e em 2008 foram para 58%. O número de coleta seletiva em 2000 era de 451e em 2008 foi para 994.
Um avanço na política e gestão do lixo no Brasil foi conseguido em agosto de 2010, quando foi aprovada a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10), que regularmente como deve ser feita a coleta do lixo, o seu destino final e o tratamento de cada tipo de resíduo. Uma meta importante para estabelecida é a do fechamento dos lixões até 2014.
2 - JUSTIFICATIVA
O destino do lixo