Inclusão social
Educação Inclusiva
Nosso trabalho foi elaborado após visitarmos uma escola de educação especial (Escola Estadual Novo Horizonte).Embora tenhamos notado uma escola compromissada na tentativa de melhorar a qualidade de vida destas crianças, e também preparada para lidar com elas, notamos que é indispensável a interação destas crianças com outras que não possuem as mesmas necessidades, sejam elas físicas ou mentais. Baseado na nossa visita, na opinião das professoras da escola, em algumas pesquisas realizadas pelo grupo e nas aulas de psicologia da educação, chegamos a conclusões preciosas à respeito da educação inclusiva:
Crianças especiais e não especiais: a participação de crianças que não apresentam necessidades especiais é fundamental na inclusão de crianças com deficiência. Já que uma auxilia a outra na solução de trabalhos escolares. Esta interação é importante para ambas as crianças já que uma aprenderá com a outra, estimular atividades com outros alunos ajuda na inclusão não apenas a educação mas na sociedade.
Preparação dos professores: os pedagogos e licenciados devem ter uma preparação no que diz respeito à educação inclusiva. O professor deve estar preparado para receber qualquer aluno com qualquer tipo de deficiência. Suas aulas serão preparadas de acordo com a turma referente e ter noção de como lidar com cada deficiência. O docente deve estar preparado para trabalhar em grupos e na sala de aula não existir apenas um docente mas uma outra pessoa para auxiliar a coordenação da sala de aula. Um dos temas que mais devemos persistir para que a inclusão de certo, é a preparação dos docentes, um docente que possui uma boa formação durante seu tempo acadêmico mesmo não dominando técnicas como linguagem LIBRAS, ou sabendo das necessidades de certos alunos consegue reproduzir melhor suas aulas e fazer com que o aluno que possui certa deficiência consiga ser interiorizado dentro da aula levando ao aprendizado. A realidade da formação dos