Inclusão social
Para atingir empresas com o intuito de tornarem-se futuros parceiros, é importante informá-las sobre as atividades da APAE, vantagens e benefícios da contratação do funcionário com deficiência mental não apenas para o atendido, mas também para a empresa, porque parte desta exclusão deve-se ao desconhecimento de suas capacidades.
Muitas das ações propostas terão seus investimentos absorvidos em longo prazo através dos retornos em parcerias, patrocínios e apoios com empresas que tem visão de futuro e estão dispostas a incentivar, colaborar com a inclusão profissional e assumir uma responsabilidade social corporativa.
Dentro destes aspectos, ficam recomendações para futuras ações como parcerias com Associações de Classes e participação em feiras e eventos que envolvam estes públicos, visando divulgar a instituição, seu trabalho e desmistificar as questões que envolvem a pessoa com deficiência mental.
O profissional de Relações Públicas deverá agir como o agente de esclarecimento e transformação e através deste processo fazer com que a pessoa com deficiência mental tenha equiparação de oportunidades para assim mostrarem seu potencial.
Para isso há de serem desenvolvidos futuros projetos que envolvam as escolas e comunidades como um todo, para conscientizar, informar e orientar o caminho da construção de uma sociedade mais justa, igualitária, acolhedora e adequada às pessoas com deficiências.
Considerações Finais
Os temas estudados neste trabalho, juntamente com os resultados da aplicação da pesquisa, permitiram uma reflexão sobre a realidade enfrentada pela pessoa com deficiência mental. Concluiu-se que a discriminação e o preconceito ainda fazem parte de seu cotidiano, porém, de forma mais