inclusão escolar
Curso: Pós- graduação Psicopedagogia
Disciplina: Educação especial e inclusão escolar
Florianópolis , março de 2014
Introdução
Hoje em dia se vê falar muito sobre a inclusão, pois a muitos anos atrás as pessoas com deficiência era menosprezada pela sociedade, como se fosse um incomodo um ser inútil, mais os ano se passaram e a ideia já é outra . pois elas também são ser sociável como todos nós seres de direitos e de deveres.
Também se faz necessário, uma mudança de paradigma dos sistemas educacionais onde se centra mais no aprendiz, levando em conta suas potencialidades e não apenas as disciplinas e resultados quantitativos, favorecendo uma pequena parcela dos alunos.
A ideia de uma sociedade inclusiva se fundamenta num filosofia que reconhece e valoriza a diversidade, como característica inerente á construção de qualquer sociedade. Portanto desse principio e tendo como horizonte o cenário ético dos direitos humanos, sinaliza a necessidade de se garantir o acesso e a participação de todas as oportunidades, independente das peculiaridades de cada individuo.
Existem diferença entre inclusão e interação, embora ambas constituam formas de inserção. A prática da integração, principalmente nos anos sessenta e setenta,baseou-se no modelo médico da deficiência, segundo o qual tínhamos que modificar (habilitar,reabilitar,educar)a pessoa com deficiência para torna-la apta a satisfazer os padrões aceitos no meio social ( familiar, escolar, profissional, recreativo, ambiental). Já a pratica da inclusão, iniciou-se na década de oitenta, porem consolidada nos anos noventa, vem seguindo o modelo social da deficiência, segundo o qual a nossa tarefa é a modificar a sociedade ( escolas, empresas, programas, serviços, ambientes físicos etc.) para torná-la capaz de acolher