inclusão escolar
Outra diferença significativa entre essas duas práticas sociais é que, enquanto a integração preconizava o ideário de uma supos34
© Educação Física Especial e Adaptada
Claretiano - REDE DE EDUCAÇÃO ta igualdade, partindo de uma pretensa homogeneidade, a inclusão reconhece a diversidade e propõe-se a aceitar as diferenças entre as pessoas, independentemente de suas condições.
Surgem, então, várias manifestações em defesa da diferença, pois, só a partir do reconhecimento e da valorização da diversidade, é possível caminhar em direção a uma sociedade mais humana e inclusiva. Veja algumas citações de autores que corroboram com essas ideias:
“É preciso re-significar a diferença, e para tanto há que se desadjetivar o substantivo diferença: ser diferente não é ser melhor ou pior; a diferença simplesmente é” (AMARAL, 1995, n. p.).
“Aceitar a idéia de caleidoscópio, é aceitar a idéia de que todos são importantes e significativos, e quanto maior a diversidade, mais complexa e rica será a situação” (CARVALHO, 1999, n. p.).
“É na diferença e na desigualdade que devem repousar as bases de nossas ações, e, seguramente, a primeira delas é não querer igualar o desigual” (CARMO, 2002, p. 12).
No esquema da Figura 1, você encontrará uma síntese das principais ideias que diferenciam “integração” e “inclusão”.
Curso: Licenciatura em Educação Física
Coordenador do curso: Prof. Ms. Engels Câmara
Disciplina: Educação Física Especial e Adaptada
Autora: Profa. Dra. Mey de Abreu Van Munster
Formatação: Simone Rodrigues
Preparação: Paulo Sposati Ortiz
Revisão: Talita Cristina