brinquedoteca
Assim, a ludicidade na educação dá sequência aos estudos teóricos sobre esse tema, enfocando como este fazer parte do currículo escolar, a partir da conceituação, sobre o jogo, o brinquedo e a brincadeira.
A ludicidade na educação infantil, mostra o quanto é importante a brincadeira pode ser na vida de uma criança, tanto para o seu desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e intelectual. Assim demonstramos que o aprendizado não ocorre somente com matérias didáticos e sim, em todo o momento de sua vida, até mesmo quando brinca, a criança pode estar aprendendo algo que contribuirá para seu desenvolvimento. O lúdico pode ser usado como recurso, que propicia um ensinar de forma correta, simples e divertida. A criança também constrói seu conhecimento, em brincadeiras próprias, as quais chamamos de livres. O professor neste caso não é dono do saber, mas ele será o mediador, ajudando-a através do lúdico, fazer as descobertas e juntos construírem e reconstruírem seu conhecimento.
Portanto, as crianças da educação infantil faz as suas descobertas, de forma prazerosa, com compreensão que ela mesma possui do seu “mundo” repleto de brincadeiras e imaginação, e devemos procurar utilizar estas características para tornamos cada vez mais próximos de suas necessidades, proporcionando à criança um desenvolvimento completo, em todos os aspectos. Principalmente naquilo que está relacionado ao ensino/ aprendizagem.
As atividades lúdicas têm um conceituado papel no ensino, sendo que as mesmas devem ser vistas como forma alegre e descontraída