Inclusão Escolar
ISEAT- INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
2º PERÍODO- NOITE
Jéssica Alves
Tathiane de Lima
INCLUSÃO ESCOLAR
IBIRITÉ
2012
Jéssica Alves
Tathiane de Lima
INCLUSÃO ESCOLAR
Trabalho da disciplina Metodologia, artigo científico sobre Inclusão Escolar
Orientador: Marcus Vieira
IBIRITÉ
2012
INTRODUÇÃO
O projeto de uma educação inclusiva se baseia no reconhecimento das diferenças e valores compartilhados pelos seres humanos na vida social, mas está longe de atingir os padrões ideais, é ainda um grande desafio abranger, inserir. A inclusão é a busca das pessoas com deficiência para conquistar seu lugar de direito na sociedade num contexto geral, porém, o déficit do próprio sistema aumenta consideravelmente as dificuldades em focar no desenvolvimento pleno dessas pessoas. A escola além de se modificar, deve também preparar-se de forma adequada e planejada para receber o aluno com deficiência de modo a garantir futuramente, uma educação de qualidade a todos.
DESENVOLVIMENTO
A inclusão nas escolas vem sido discutida a muito tempo não só no Brasil mas em todo o mundo.
O marco histórico da inclusão foi em junho de 1994, com a Declaração da Salamanca Espanha, realizado pela UNESCO na Conferência Mundial Sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade, assinado por 92 países, que tem como princípio fundamental: "todos os alunos devem aprender juntos, sempre que possível independente das dificuldades e diferenças que apresentem".
O Brasil é Signatário de documentos internacionais que definem a inserção incondicional de pessoas com deficiência na sociedade - a chamada inclusão. Muito mais do que uma idéia defendida com entusiasmo por profissionais de diversas áreas