Inclusão escolar
A inclusão nas escolas e a educação especial, hoje, no século XXI já se tornaram mais acessíveis para aquelas crianças que precisam, mas a tempos atrás, crianças que tinham deficiência mental ou física eram simplesmente excluídas da sociedade, e eram nomeadas como imbecis, ou idiotas. Não se tinha a preocupação de verificar qual era a dificuldade das mesmas e muito menos de tentar trabalhar em cima de suas dificuldades, e então esse isolamento da sociedade impediam que essas crianças pudessem ter uma educação básica de ensino. Neste trabalho iremos abordar, o conceito inclusão e leis com suas propostas e perspectivas, abordaremos também o desenvolvimento e desfeche, visando as escolas, os professores e a prática inclusiva.
A inclusão escolar tem como objetivo receber e atender a todos os estudantes que moram na vizinhança da escola que possuem necessidades especiais, e distúrbios de aprendizagem, levando esses alunos a terem mais acesso e entrosamento com uma classe comum. Para isso os professores precisam de um suporte técnico, com o objetivo de capacitar-los a ensinar e a fazer com que esses alunos aprendam juntos, sendo ou não deficiente mental ou físico, considerando que os processos e os mecanismos utilizados serão diferentes, de aluno para aluno, e que o professor deverá lançar mão de toda a sua criatividade para tratar e ensinar o seu aluno que é deficiente. O docente não deve ignorar a necessidade específica da criança, mas deve identificá-la e desenvolve-la.
A criança deficiente precisa ter ciência disso, obviamente, não é passado para a mesma que ela é como as outras, pois ela não é, mas com muito carinho e compreensão, o professor e os colegas de classe deve ajudá-la a superar essa necessidade, levando à explorar o máximo de sua capacidade.
Características de projetos das escolas inclusivas • Um direcionamento para a sociedade: Entende-se