inclusão digital
Seus principais objetivos são qualificar os alunos para o conhecimento e técnicas de informática e cidadania e oferecer uma alternativa de profissionalização visando a inserção do aluno no mercado de trabalho.
O curso inicialmente abordava o conteúdo técnico de informática como Windows, Word, Excel, PowerPoint e Internet, enquanto o conteúdo de cidadania abordava temas como estrutura política do município, símbolos nacionais, violência, combate às drogas, meio ambiente, mercado de trabalho, voluntariado e respeito às diferenças, dentre outros.
Todo o conteúdo é desenvolvido por um coordenador e instrutores voluntários previamente treinados, todos empregados da Embraer.
A partir de 2008 o curso foi reformulado e passou a atender 40 alunos da região, contando com material didático desenvolvido pelos próprios instrutores voluntários da Embraer. A partir de então, foi incluído o módulo de Webdesign na estrutura do curso.
Em 2009 outra inovação foi trazida ao Curso de Inclusão Digital: o módulo “Mundo do Trabalho”, em parceria com a Compassos Consultoria em Recursos Humanos, cujo objetivo é a orientação profissional e preparação para o mercado de trabalho. Durante os encontros os alunos são instigados a refletir sobre suas características pessoais para o autoconhecimento, a pensar em seus sonhos, como realizá-los e como enfrentar desafios, entre outros aspectos abordados.
De 2003 a 2012, o projeto formou quase 320 alunos e contou com a participação de 150 empregados Embraer.