Inclusão digital
A inclusão digital significa a democratização e universalização do acesso às tecnologias da informação. É um assunto muito mencionado nos meios de comunicação, sobretudo na política,surgindo vários projetos e programas sociais. Assim como teve a idade da pedra e dos metais, períodos importantes na historia, hoje estamos na era da internet, graças ao avanço tecnológico, o homem vem evoluindo e com ela melhorando a sua qualidade de vida.
Nos últimos anos tem sido anunciada aos quatro cantos a necessidade de se fazer a inclusão digital para as pessoas que não tem acessos as tecnologias de informação e comunicação ou simplesmente TIC,s, como são mais conhecidas. Porém, acesso não significa apenas conexão física e acesso ao hardware, ou melhor, não é o acesso à tecnologia que promoverá a inclusão, mas sim a forma como essa tecnologia vai atender às necessidades sociais das comunidades locais, com uma apropriação crítica, pois o papel mais importante do processo de inclusão digital deve ser a sua utilidade social. O consumo da internet móvel mais que triplicou, dando assim um grande salto no que diz respeito ao avanço da tecnologia de vida dos brasileiros, juntamente com o uso do celular, que é o segundo dispositivo mais usado pela sociedade perdendo apenas para a televisão. O computador traz o mundo para dentro de casa pela Internet banda larga, permite dialogo com as pessoas em qualquer continente, telefonar via Skype, acessar jornais, ouvir rádios, ver televisão, consultar revistas, jogar videogames com parceiros distantes, pesquisar qualquer assunto nos ‘bilhões de páginas’ de informação, a qualquer hora e em qualquer lugar.
No Brasil, ainda é grande a exclusão digital, milhares de pessoas não tem acesso às redes de comunicação interativa, é um problema social e político, pois é decorrente da escassez de recursos devido à péssima distribuição de renda no país, mas estão sendo implantados projetos e ações sociais de forma que permita a todos o