Inclusao
A análise que segue refere-se à correção do teste HTP aplicado em um caso clinico. Sujeito C.T.M, com idade de 32 anos, com escolaridade ensino médio completo, apresenta – se com queixa de sintomas depressivos, sintomas de ansiedade e insônia.
De acordo com a análise, as características predominantes apontadas pelo HTP, em relação ao sujeito são: insegurança, retraimento, regressão, ansiedade. Bem como sentimentos de descontentamento, esforço irrealista, satisfação na fantasia, frustração, extrema angustia, inferioridade, necessidade de segurança e necessidade de apoio. Quanto ao ambiente o sujeito apresenta medo ou fuga e a falta de calor no lar. C.T.M, apresenta preocupações sexuais, contato pobre com a realidade e orientação para a fantasia que são associados a força do ego fraco.
O Sujeito evidencia no inquérito, referente ao desenho da pessoa o sentimento de tristeza, carência e solidão, sentimentos esses associados à depressão, além disso, o sujeito apresenta dependência ao passado, evidenciado em seus desenhos juntamente com as respostas ao inquérito, relatando lembranças da família, da infância e da mãe. A figura paterna também é citada pelo sujeito, referindo – se no inquérito do desenho da árvore e da casa. C.T.M, demonstra preocupações consigo mesmo, pois além de sentir-se extremamente sozinha o sujeito relata “ que já apanhou muita na vida”. Em alguns momentos o HTP apontou a presença de organicidade.
Ao analisar o sujeito conclui-se que os sintomas insegurança, retraimento, regressão, ansiedade, descontentamento, angustia, necessidade de segurança e necessidade de apoio, são sintomas compatíveis com a depressão associando nessa perspectiva a insônia, o que interfere no dia-a-dia da mesma, afetando seu estado emocional social e a relação com o ambiente, e em decorrência dessas preocupações, medos e angústias C.T.M torna-se ansiosa. O passado fica em evidência, trazendo ao sujeito melancolia