Inclusao
Priscila Figueiredo Miranda 2 Rosilda Viana Santana
1
Resumo: O presente ensaio traz uma análise do histórico da Educação Especial, o avanço da legislação, em âmbito nacional e internacional, quanto aos direitos das pessoas com deficiência, conceitos e concepções Inclusivas, bem como uma abordagem do estágio supervisionado e profissional em um contexto teórico. Buscou-se verificar as orientações do município da Serra acerca da atuação dos estagiários da Educação Especial, além de identificar as expectativas dos estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia quanto a sua participação em atividades de estágio profissional nas escolas do município da Serra.
Palavras-chave: Educação Especial. Estágio Supervisionado. Estágio Profissional.
Introdução
O estágio é um momento de propiciar ao aluno a complementação do seu ensino e da sua aprendizagem. Assim, é importante que seja planejado, executado, acompanhado e avaliado em conformidade com os princípios legais que dão exatidão a essa função, no sentido de ser um instrumento de integração, aperfeiçoamento teórico-prático, assim como de relacionamento humano. Sobre essa assertiva Barreto (2007)3 afirma que o estágio se constitui no diálogo entre educadores em formação inicial e profissionais da educação já estabelecidos, de forma que a troca de experiências e conhecimentos de ambos possibilita a formação em serviço. Nesse sentido, é importante verificar como as mudanças e adaptações na área da educação inclusiva podem assim proporcionar ao futuro educador um novo olhar, de forma a identificar as contribuições e dificuldades apresentadas no contexto do estágio na educação inclusiva.
1 2
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. 3 BARRETO, Maria A. S. C.