Inclusao
A inclusão da criança com deficiência tem sido discutida em uma diversidade de contextos e a escola é o melhor lugar para promover a inclusão social e educacional.
No espaço educacional, a relação entre professor e aluno com deficiência deve influenciar a curta imagem e o modo como os demais o vêem, trazendo benefícios tanto para ele como para seu grupo.
Só desta forma a escola passa a ser considerada inclusiva devendo promover as possibilidades e potencialidades de todo e qualquer sujeito, inclusive aquele com deficiência.
Escola de inclusão:
Essa escola recebe crianças com algumas necessidades especiais como: deficiências físicas, mentais, visuais, auditivas, condutas típicas de síndromes, quadros psicológicos, neurológicos e psiquiátricos, dificuldades/distúrbios de aprendizagem, diversidades lingüísticas, étnicas e raciais, sexo e gênero, marginalização/exclusão social, migrações.
Falar de inclusão implica em falar de uma escola de qualidade e verdadeiramente aberta para todos, abrirem as portas das escolas para todos os alunos com deficiência é um passo importante para assegurar a todos o direito à educação.
Todos os seres humanos estão incluídos na sociedade por uma relação de pertencimento baseada no princípio da igualdade, há algo que nos aproxima. Mas, é preciso observar que, se são iguais pela condição de seres humanos, são ao mesmo tempo, todos diferentes, cada pessoa é única. O ser humano é diferente e constitui a espécie com a sua pluralidade. Construir uma escola da quais todos faça parte, em que todos sejam aceitos, ajudem-se e sejam ajudados pelos membros da comunidade escolar é um desafio educacional e uma das necessidades de cada educador.
Portanto, para que este trabalho aconteça são necessários alguns ingredientes como: vontade de que as