inclusao escolar
Para uma sociedade se constituir de maneira bem sucedida, ela deve favorecer, em todas as áreas da convivência humana, o respeito à diversidade que a compõe.
O papel fundamental é exercido pela educação, que tem o comprometimento de proporcionar a todos os cidadãos acesso ao conhecimento e a capacidade de desenvolvimento de suas competências.
A escola deve buscar a transformação da prática educacional tradicional para um enfoque inclusivo que atenda ao desenvolvimento da pessoa, uma vez que o modelo de escola inclusiva busca verificar, constantemente, o crescimento global do aluno, atentando para uma educação mais individualizada, personalizada, que irá satisfazer às necessidades básicas de cada um deles.
DESENVOLVIMENTO
A necessidade de impulsionar a mudança do paradigma vivenciado nas instituições educacionais deve ser compreendida na busca da reconstrução da educação e do processo educativo, não mais como foco exclusivista, mas como trajeto de inclusão e mudança do macro sistema social.
As análises das informações constatam que os aspectos implícitos da instituição escolar acerca da inclusão escolar estão atrelados a distintas representações: possibilidade de desenvolvimento educacional, espaço de socialização e práticas compensatórias.
O problema pedagógico prioritário focalizado sobre a educação inclusiva, as dificuldades que são gerais em incorporar na sua prática pedagógica novas técnicas e estratégias para se trabalhar com os alunos portadores de necessidades educacionais especiais, tem gerado como consequência a exclusão, indisciplina em um baixo rendimento na aquisição de pré-requisitos para sua formação.
Importante se faz, assim, direcionar nossas instituições escolares ao encontro dos fatos complexos e construir uma nova vertente de atuação, não apenas determinada, mas fundamentalmente determinante na busca e compreensão dos discursos, significados, aspirações e idealizações tão