Africa asoectos
2794 palavras
12 páginas
ÁFRICA – ASPECTOS REGIONAISComo regionalizar a África?
1- A diversidade regional no interior do continente africano é muito grande. Todavia, comparada com os demais continentes, a África é mais homogênea por não apresentar grandes disparidades no nível de desenvolvimento. Existem sim diferenças significativas – por exemplo, entre uma África do Sul e uma economia extremamente pobre como a Costa do Marfim –, mas não há aí nenhum país que possa ser considerado desenvolvido.
1.1-Todas as economias africanas são subdesenvolvidas ou do Terceiro Mundo. Não existe na África nenhum país que tenha superado alguns problemas sociais básicos para grande parte de sua população: todos eles, em maior ou menor grau, possuem médios ou elevados índices de anafalbetismo, falta de moradias populares, sistema educacional e de saúde deficientes, etc.
1.2-O país mais industrializado do continente e também o mais rico em recursos minerais é a África do Sul. Porém, esse país possui também imensos problemas de pobreza absoluta por ter uma péssima distribuição social de renda: a minoria branca (17% do total) fica com aproximadamente 75% da renda nacional, ao passo que a maioria negra (70% do total) fica cm menos de 20%. E aos 13% restantes, constituídos por mestiços e asiáticos, cabem 5%.
1.3-Dessa forma, a maioria da população africana tem em comum o fato de viver em estado de extrema pobreza, embora os países africanos sejam muito diferentes uns dos outros, o que explica as dificuldades em regionalizar esse continente. Apesar disso, costuma-se dividir a África em duas formas principais: de acordo com a localização de cada parte do continente e com os traços étnicos e culturais.
1.4-A primeira divisão regional, mais tradicional, baseada na localização de cada região geográfica, reconhece 5 grandes conjuntos:
África do norte (ou setentrional) → Compreende os seguintes países: Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Egito, Sudão, Eritréia e Etiópia.
África ocidental → Abrange as seguintes