Incidência de obesidade na população atendida em uma unidade básica de saúde do município de barbacena-mg
RESUMO
Este trabalho objetiva verificar o possível envolvimento da obesidade com fatores demográficos por faixa etária da população atendida em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do Município de Barbacena, MG. Foram realizadas pesquisas quantitativas, em 200 usuários, de ambos os sexos, com idades a partir de 20 anos, atendidos na UBS durante o mês de maio de 2009. Observou-se que os maiores índices de obesidade foram encontrados nas faixas etárias de 41 a 50, 51 a 59 e 60 anos.Os profissionais de saúde devem promover ações educativas com informações abrangentes sobre este tipo de doença, para a população em geral, visando à redução do índice de massa corporal e proporcionando um envelhecimento saudável. A obesidade se caracteriza por um acúmulo de gordura corporal, que está diretamente relacionado com problemas de saúde do indivíduo. O ganho de peso está sempre associado a um aumento de ingesta alimentar e a uma redução de gastos energéticos correspondente a esta ingesta. A obesidade é uma séria doença crônica que nos últimos anos sofreu uma verdadeira revolução nos seus conceitos. Anteriormente entendida como decorrente da gula, da falta de força de vontade ou de uma fraqueza de caráter ou ainda como conseqüência de um distúrbio psicológico, agora tem suas bases fisiopatológicas mais esclarecidas.
PALAVRAS – CHAVE : Obesidade. Prevenção. Índice de massa corporal.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a incidência de obesidade na população atendida em uma unidade básica de saúde do município de Barbacena, MG, enfocando os pontos positivos que este estudo pode apresentar tanto no lado fisiopatológico como no lado social.
Colocar uma referencia sobre obesidade com autor
A obesidade é uma condição em que há um acúmulo excessivo de lipídios armazenados em algumas áreas do corpo. Dilatação das células adiposas,