incentivando a leitura por prazer
INTRODUÇÃO- Ao conhecer que a maioria dos educandos tem dificuldades na leitura, e consequentemente na escrita, elaborei este projeto para que chamasse atenção deles, e que tomassem gosto pela leitura, pois diversos alunos continuam não sendo leitores habituais, mesmo sabendo do valor da leitura, tanto para o conhecimento como para a capacidade de comunicação com o mundo. Pois a sala de leitura funciona como uma ponte entre o ambiente escolar e o mundo externo.
Este projeto foi realizado na E.M.E.I.F.M Nila Ferreira da Silva, localizada na rua Irineu Bezerra, Fagundes, Paraíba. Durante o período de março/dezembro deste ano, com a turma do 2º ano “A” do fundamental I, de 20 alunos, cuja a faixa etária varia de 07 a 09 anos de idade.
METODOLOGIA-Ao conhecer que a maioria dos meus alunos tinham um déficit na leitura e escrita, comecei a analisar o que poderia fazer por eles, então decidi pôr em prática este projeto. Há uma série de estratégias possíveis para inserir a criança num contexto letrado. Levei-os para a sala de leitura, mostrando um lugar onde guarda livros mágicos, que nos fazem atravessar fronteiras, a sonhar e a encantar. Deixei-os à vontade, para que pudessem captar o que mais os agradassem na leitura das obras disponíveis, qual seria o gênero literário que eles mais apreciariam. Baseado neste projeto, introduzi rodas de leitura com obras literárias e poesias, com histórias lidas e recontadas, utilizando fantoches, aventais de histórias, casinha mágica de histórias, sendo realizados duas vezes por semana. Este foi um impulso para ajudar aos alunos a adquirirem o prazer de ler, a chave que abriria a visão, o interesse, o gosto, o desempenho do nosso alunado para a leitura, tanto verbal como não verbal.
RESULTADOS- Apesar de toda dificuldade encontrada no começo, mudança de estratégias foram realizadas e