Juridica
Identificação: Secretaria Municipal de Educação
Nome do projeto: Quem lê viaja
Tema: Incentivando a leitura
Elaboração: Dinalva Ângela da Cunha
Gameleira de Goiás, fevereiro de 2013.
Publico alvo:
Alunos e comunidade do Munícipio de Gameleira de Goiás
Justificativa:
“Se a criança é única culpada nos tribunais adultos por não ler, pede-se o veredito inocente... mais culpado são os adultos que não lhe proporcionam esse contato, que não lhes abrem essas e outras tantas trilhas para toda maravilha que é a caminhada pelo mundo mágico e encantado das letras. ‘’ Fanny Abramovich .
Por entender que a escola propõe um trabalho com objetivo de despertar o gosto pela leitura, e que é preciso primeiro seduzir e encantar a criança, sabendo que quem lê interpreta o que leu, resolve qualquer problema e escreve bem que surge a ideia do projeto Quem lê viaja.
O projeto apresentado aborda a importância de seduzir, encantar e formar leitores, com ajuda e incentivo dos pais, professores e todos envolvidos no processo ensino aprendizagem.
Objetivo geral: Despertar o prazer de ler e formar alunos capazes de interpretar bem o que leem e de expressar corretamente.
Objetivos Específicos:
* Incentivar a leitura; * Enriquecer o vocabulário; * Despertar o gosto em visitar bibliotecas; * Trabalhar a leitura com diferentes objetivos: busca de informação, de prazer, para comunicar, expressar; * Estimular a formação de leitores autônomos; * Identificar o maior leitor bimestral de Gameleira e no fim do ano o maior leitor de Gameleira de Goiás. * Realizar a bienal do livro.
Distribuição de responsabilidades:
Caberão a SME, escolas e biblioteca:
* Fornecer material necessário para a realização do projeto; * Em reunião de pais, conscientizar sobre a importância do projeto; * Acompanhar e valorizar o desenvolvimento, o andamento e a realização do projeto.
Caberá aos pais:
* Acompanhar este processo em casa, incentivando seus