incas
Os Povos Incas viveram durante o período pré-colombiano, numa região que abrangia o Peru, Chile, Bolívia, Equador e Argentina, mais especificamente a Cordilheira dos Andes. Esses povos chegaram a ter mais de quinze milhões de integrantes e essa marca foi alcançada em duas décadas e no começo, eram formados por índios da etnia quíchua, por isso viveram ao redor de Cuzco, que posteriormente virou a capital do império.
Acredita-se que viveram entre 3000 a.C. e 1500 d.C. Com o auge a partir do século XIV, até a invasão dos espanhóis. Entre suas realizações culturais estão: A arquitetura, a construção de estradas, pontes e engenhosos sistemas de irrigação. E com exércitos grandes, organizados e bem treinados sob o comando do imperador Pachacuti, a expansão do território dessa civilização não parava. A expansão do Império Inca
Por meio de combates e de alianças, os incas conquistaram povos vizinhos e instauraram seu domínio na região de Cuzco,e cada vez mais expandiram seus domínios formando seu império com mais de 3 000 quilômetros de extensão ao longo da cordilheira dos Andes e do litoral do oceano no pacifico. Pachacuti acrescentava não apenas mais terras ao seu domínio como guerreiro sob seu comando.
Os incas tinham um exército muito bem treinado e organizado. Quando os incas conquistavam um lugar, o povo era submetido à tributação pela qual prestavam serviços designados pelos conquistadores. Os incas encorajavam as pessoas a se juntarem ao Império e quando isto ocorria eram sempre bem tratadas.
Ao conquistar um novo território, o imperador inca se preocupava em manter boas relações com os povos dominados. Por isso, era permitido que eles mantivessem seus chefes locais, desde que jurassem fidelidade ao governante inca e pagasse tributos ao império. Também Os incas tinham um exército muito bem treinado e organizado. Quando os incas conquistavam um lugar, o povo era submetido à tributação pela qual prestavam serviços designados pelos