inacio
Professor: José Maurício
Aluno: Leandro Inácio dos Santos Silva
Disciplina: Fundamentos Filosóficos da Educação
Licenciatura Plena em Filosofia - IV - Período
TEIXEIRA, Evilázio F. Borges. A educação do Homem segundo Platão 2ª Edição - São
Paulo: Paulus, 1999.
A EDUCAÇÃO DO HOMEM SEGUNDO PLATÃO
INTRODUÇÃO
O presente livro do autor Evilázio F. Borges Teixeira é composto por quatro capítulos, que apresentam a percepção de educação segundo o Platão. Em seu conteúdo o presente livro aborda vários aspectos que envolvem as ideias de Platão com relação à educação do homem na polis.
ALGUNS ELEMENTOS DO CONTEXTO GREGO ANTIGO DO CONTEXTO
GREGO ANTIGO QUE INFLUENCIARAM NA FILOSOFIA DE PLATÃO
A civilização grega como podemos constatar neste primeiro capítulo, começa a passar para uma nova dimensão de Homem, sai de uma visão arcaica para uma visão clássica do Ser do Homem. Para os gregos o Homem estava preso ao destino (moira), os gregos sempre tiveram dificuldades em conciliar o Homem enquanto um Ser livre e participante da polis. Os gregos entendiam que a liberdade só era possível de ser compreendida de acordo com a perspectiva da tragédia grega que se caracterizava unicamente pelo sentimento de que há uma desproporção entre as causas e os efeitos.
Segundo o autor de início, a tragédia grega estava ligada ao mito e que ela é a responsável pela passagem da mitologia para a Filosofia. O destino segundo Lima Vaz parte de duas abordagens: Uma de caráter mais pessimista que é apresentada por
Ésquilo, está rege a parte arcaica trazendo a inexorabilidade do destino e com ela a fragilidade humana incapaz de interferi ficando assim abandonado a própria sorte. A outra abordagem apresentada por Eurípides apresenta um caráter mais moralista que permanecera na idade clássica.
A parti de então se busca cada vez mais a
responsabilidade pessoal fazendo com quer o Homem reconheça o seu poder de