Imunologia
a) ( ) Todo imunógeno é um antígeno, mas nem todo antígeno é um imunógeno. b) ( ) Todas as proteínas são consideradas imunógenas. c) ( ) O fragmento Fab do anticorpo é responsável por sua ação biológica e o fragmento Fc é responsável por se ligar ao antígeno. d) ( ) IgG tem a capacidade de atravessar a placenta. e) ( ) Umas das funções da IgM é opsonizar o antígeno ou microrganismo. f) ( ) A primeira imunoglobulina produzida em uma infecção é chamada de IgM, ela é uma molécula pentamérica. g) ( ) O aumento de IgG no feto indica infecção congênita ou perinatal. h) ( ) IgA tem papel nas infecções mucosas, pois é a principal imunoglobulina presentes nas secreções (saliva, muco, suor, suco gástrico, lágrimas, colostro e leite). i) ( ) IgD está presente no soro em quantidades elevadas. Está presente na superfície de células B maduras. j) ( ) IgE tem papel nas reações alérgicas. É chamada de anticorpo reagínico.
2- Sobre as reações de hipersensibilidade responda verdadeiro (V) ou falso (F): (1,5)
a) ( ) Uma reação de hipersensibilidade é o resultado da resposta imune descontrolada contra antígenos estranhos. b) ( ) Hipersensibilidade mediada por imunocomplexos ou do tipo III tem como mecanismo imunopatológico a produção de IgE. c) ( ) Auto-imunidade é uma reação de hipersensibilidade desencadeada por anticorpos contra células fixas e antígenos teciduais.
d) ( ) Doenças mediadas por imunocomplexos tendem a ser sistêmicas, já que os imunocomplexos tem pouca ou nenhuma especificidade por um tecido ou órgão particular. e) ( ) A hipersensibilidade do tipo tardio é causada por linfócitos B. f) ( ) A falha ou interrupção dos mecanismos normalmente responsáveis por manter a auto-tolerância em