imunologia
1- Qual é a causa para a formação da cárie dentária?
As bactérias estão presentes normalmente na boca. Elas transformam todos os alimentos, especialmente açúcar e amido, em ácidos e esses ácidos reduzem o ph da cavidade bucal e com o tempo desmineraliza a superfície dentária. Vários fatores são envolvidos como fatores genéticos, nutricionais e hormonais
2- Quais são os principais componentes do epitélio das glândulas salivares e de quais maneiras elas interagem com as bactérias?
R:
Mucinas Salivares - Apresentam funções lubrificante e protetora na cavidade oral. Está relacionada a Adesão bacteriana, e essa mesma promove a remoção das bactérias durante a deglutição. Lactoferrina - Limita o crescimento bacteriano na cavidade bucal pelo papel essencial do ferro no metabolismo. Peroxidades - Uma enzima de produz íons altamente reativos. Ele inibe o crescimento bacteriano com uma desvantagem seletiva de um mecanismo. Lizozima - Ela se cliva a ligação no peptidoglicano das paredes das bactérias Gram-positivas. Ou seja, ela tem uma ação bactericida.
3- Os componentes da imunidade adaptativa presentes nas secreções salivares menores e maiores e no fluido crevicular gengival tem sido associados à resposta adaptativa natural contra a microbiota cariogênica. Descreva os mecanismos que dificultam o aparecimento da cárie.
R: - Imunoglobuinas: IgA, que é a principal secretada na saliva e seu papel é proteger o organismo da invasão viral ou bacteriana através das mucosas. -anti-infecciosas. IgG, secretada na glândula salivar labial, IgM secretada na glândula salivar palatina, ambos com pequenas concentrações na saliva, mas que contribuem também para essa barreira.
- Fluido crevicular gengival: com concentrações elevadas de IgG, contém componentes acessórios como o sistema complemento, elementos celulares como os leucócitos, e outras diversas atividades imunes que levam a exposição das bactérias aos anticorpos.
4- A aquisição inicial