Imunologia
QUESTAO 1
A resposta imune inata e a adaptativa são componentes de um sistema imune integrado. Quais são as principais características, componentes e diferenças entre a resposta imune inata e a resposta adaptativa?
A resposta imune inata é realizada por um grupo de células que têm a capacidade de reconhecer um antígeno invasor, não são específicos, realizam o ataque, englobam e fago citam o mesmo. Quando este sistema sozinho não consegue deter a invasão, os macrófagos realizam uma espécie de comunicação com outras células, agora células do sistema adaptativo (B e T) para desencadear outros tipos de defesa.
A defesa do sistema inato é imediata enquanto o sistema adaptativo necessita de alguns dias para produzir sua linha de defesa.
É errôneo pensar que o sistema adaptativo só entra em ação se o sistema imune não conseguir realizar a defesa, na verdade os dois sistemas são ativados imediatamente com a presença de agentes agressores, a resposta de ambos é que ocorre em tempos diferentes. resposta imune específica (produção de anticorpos contra um antígeno), é conhecida como uma resposta adaptativa. Os linfócitos B respondem às infecções com a produção de anticorpos, os anticorpos são pequenas partículas que se ligam aos receptores do agente agressor (por exemplo um vírus ) inviabilizando que este entre na célula. As células B possuem ainda a capacidade de memória, após contato com um antígeno específico são capazes de reconhecê-lo posteriormente (principio das vacinas)
QUESTÃO 2
Qual a diferença entre resposta imune celular e humoral?
Os anticorpos não têm acesso aos microorganismos que vivem dentro das células infectadas, a imunidade celular é responsável por combater estes microorganismos. Na resposta imune humoral, o linfócito B reconhece como antígeno, qualquer substância química, seja carboidrato, proteína e lipídio. o linfócito B não faz acepção, ele é mais universal, é uma célula menos