Estaçao de tratamento de esgotos ete
LAGOA ENCANTADA
Esta apresentação consiste em narrar de uma forma sucinta o tratamento de esgoto de maneira natural, de tal forma que estes retornem aos cursos d’água em condições mínimas de salubridade, da estação de tratamento (ETE) denominada Lagoa Encantada localizada na região da Grande CPA em Cuiabá – Mato Grosso.
Basicamente ao chegar a ETE o esgoto passa por um tratamento preliminar em que os materiais grosseiros e areia são retirados, em seguida é conduzido a lagoa facultativa e depois a lagoa de maturação. Devolvendo aos cursos d’água a água livre de materiais poluidores pesados.
A Lagoa Encantada possui uma área de 31,77 há, sendo 13,53 de espelho d’água. Possui uma vazão média de 104 l/s DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) ; do esgoto bruto de 260 mg/l e remoção de DBO entre 73 e 80% e atende 100% da região.
Tratamento do Esgoto
Inicia se com a captação do esgoto bruto das residências, comércios, etc, através de tubulações denominadas de rede de esgoto.
Na chegada o esgoto passa por um reservatório com registro (válvula) para controle de vazão (fluxo) para que o processo de tratamento não seja comprometido.
A etapa seguinte e o Gradeamento que consiste na remoção de sólidos grosseiros como materiais plásticos, de papelões, etc. Este sistema pode ser mecanizado ou manual. O material retirado no gradeamento e depositado em caçamba com furos para o escoamento da água e depois e processado e destinado a aterros sanitários.
Após o gradeamento ocorre a Desarenação que é a remoção da areia por sedimentação. Que ocorre da seguinte maneira; os grãos de areia devido as suas maiores dimensões e densidade vão para o fundo do tanque, enquanto a matéria orgânica de sedimentação mais lenta permanece em suspensão. A retirada da areia tem por finalidade evitar a abrasão nos equipamentos e tubulações, eliminar ou reduzir a obstrução em tubulações, tanques, orifícios, sifões e facilitar o transporte