Imunoglobulina
IMUNOGLOBULINAS
O linfócito B é uma célula que pode fazer apresentação de antígeno ou produção de anticorpo. Na apresentação de antígeno, ela vai acontecer via MHC classe II, então obrigatoriamente, tem que ser um antígeno extracelular.
Se o linfócito B não estiver fazendo apresentação de antígeno, ele obrigatoriamente está produzindo anticorpo, também chamado de imunoglobulina. Essa imunoglobulina poderá ser de cinco classes diferentes: IgA, IgD,
IgE, IgM e IgG. Nós precisamos saber o formato de cada uma delas, a localização e a sua função. Essas imunoglobulinas vão ser produzidas e secretadas pelo linfócito B a partir do estímulo que essa célula estiver na sua ativação.
O linfócito B, para ser ativado precisa de dois estímulos: 1º ser ativada pelo seu receptor, que é IgM e IgD, ligando ao MHC classe II, de uma célula apresentadora de antígeno, que pode ser de uma cél dendrítica, macrófago o e linfócito B. Então, um linfócito B que está fazendo apresentação de antígeno, pode ativar outro linfócito B e obrigatoriamente vai produzir anticorpo. A partir dessa ligação de receptor do linfócito B com a célula apresentadora de antígeno, ela fica guardando as citocinas (secretadas por linfócitos TCD4).
Quais são as citocinas que estimulam a ativação de linfócitos B ?
As citocinas são divididas em tipo I e tipo II (Th1, Th2), e tanto Th1 como Th2 vão ativar linfócito B, mas a maioria de linfócito B para produzir anticorpo e por Th2, porque a classe da imunoglobulina a ser secretada depende da citocina. Perfil Th1 aumenta a liberação de IgM, que é a primeira resposta produzida no corpo, aumenta a liberação de IgA, e de IgD. Th2 além de ativar esses processos, potencializa a produção de IgG e
IgE. Então o tipo de citocina vai ser o fator que vai orientar esse linfócito B a dizer qual classe de imunoglobulina será secretada.
O linfócito B é IgM e IgD na sua superfície. Se ele estiver secretando anticorpo, esse receptor vai mudar a classe que